ÁREAS DE NEGÓCIOS >

Energia Elétrica

ÁREAS DE NEGÓCIOS >

Energia Elétrica

Projeto Novos Elementos

NovosElementos

Foi iniciado em abril de 2018 o Projeto “Novos Elementos de Automação de Rede, com Funções Avançadas de Inteligência Distribuída”. Com 18 meses de duração, a iniciativa tem foco nas redes inteligentes de distribuição de energia elétrica (smartgrids). Possui três objetivos principais: (i) o desenvolvimento de um equipamento com capacidades adequadas para receber funções de proteção e controle no âmbito das redes inteligentes; (ii) a criação de um laboratório de prototipação para avanços em equipamentos em sistemas inteligentes de distribuição e; (iii) a implementação dos algoritmos e softwares inteligentes a serem embarcados nos produtos desenvolvidos. 

Os softwares inteligentes e o equipamento, juntos, deverão atacar problemas hoje presentes nas redes de distribuição, especificamente na redução dos tempos de indisponibilidade (interrupções de fornecimento). 

O Projeto “Novos Elementos de Automação de Rede, com Funções Avançadas de Inteligência Distribuída” é financiado pela EDP Brasil no ambiente regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica do Brasil (ANEEL). A execução e gestão da pesquisa são realizadas pela STPTec e pelo INESC P&D Brasil.