ÁREAS DE PESQUISA >

Robótica e Sensores

ÁREAS DE PESQUISA >

Robótica e Sensores

Projeto ROV

O projeto denominado “Desenvolvimento de Sistemas Mecatrônicos Remotamente Operados para Limpeza e Inspeção do Batente e Soleira de Vedação dos StopLogs de Hidroelétricas” teve início em novembro de 2018, e tem como objetivo três produtos principais: o desenvolvimento de um “Remotely Operated Vehicle” (codinome ROV), construção dos Veículos Rebocáveis de Transporte e Operação (VRT e VRO) e da Viga de Sustentação do ROV (VSR). O ROV será utilizado na inspeção e retirada de pequenos resíduos, como galhos e sedimentos, na soleira de vedação dos StopLogs de Hidroelétricas, com o auxílio de sonares e artefatos de limpeza, como braço robótico e escovas. Os veículos VRT e VRO serão utilizados para o transporte, armazenamento, içamento, operação e controle do ROV. A viga VSR construída servirá como alternativa para a movimentação do ROV junto aos StopLogs, neste caso o ROV será adaptado a VSR para um controle e movimentação facilitada sobre os trilhos das soleiras.

A coordenação do projeto é realizada pelo INESC P&D Brasil e pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com o apoio da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FADEPE).

O projeto possui financiamento oriundo da empresa Santo Antônio Energia no ambiente de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência de Energia Elétrica Brasileira (ANEEL), e tem previsão de término para julho de 2020.

Produtos em desenvolvimento:

1°) ROV

rov1

2°) VRT e VRO

rov2

3°) VSR

rov3