CV Resumido – Vladimiro Miranda
Portugal, Porto, Setembro 2018.
Vladimiro Miranda nasceu em Porto, Portugal. Ele se formou em Engenharia Elétrica em 1977 e recebeu o PhD em Engenharia Elétrica pela FEUP, a Faculdade de Engenharia da Universidade de Porto, Portugal, em 1982. Ele se associou à FEUP em 1981 e ao INESC em 1985, uma importante instituição de P&D em Portugal, na qual ele se tornou coordenador da área de Sistemas de Energia durante os anos 90.
Ele foi um membro da Diretoria do INESC TEC, Portugal, uma organização privada de P&D sem fins lucrativos reconhecida pelo Ministério da Ciência e da Universidade de Porto, como principal associado – por 18 anos, até junho de 2018, e na data presente possui as seguintes responsabilidades:
- Professor Catedrático na FEUP. Diretor-Presidente da INESC P&D Brasil, uma organização privada de P&D sem fins lucrativos, com base em São Paulo, Brasil.
- Diretor Associado na INESC TEC, Relações Internacionais.
- Membro do Conselho de Doutorado da UTAD (Universidade de Trás dos Montes e Alto Douro), Portugal.
Ele é um Assessor Científico Internacional para:
- IRESEN, Agência associada ao Ministério da Energia, Marrocos
- Universidade Politécnica de Hong Kong, China
- Instituto de Investigação Tecnológica (Madrid), Espanha
- Instituto de Energia Elétrica (San Juan), Argentina
- Laboratório para Defesa Biológica e Química do Exército Português
Foi convidado como Professor Honorário da Universidade Novi Sad, da Sérvia, e foi Presidente no INESC MACAU, China. Em 1996 e 1997 ele foi Professor Catedrático da Universidade de Macau, China. Em 2005, ele foi Professor convidado da Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil, e entre 2015 a 2018 ele foi pesquisador convidado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil.
Prof. Miranda tem atuado no Conselho de Administração de empresas que realizaram spin-off utilizando o sistema INESC. Ele também tem atuado como avaliador de projetos de pesquisa para as organizações governamentais de ciências de Portugal, Noruega, Croácia, África do Sul, Chile, Brasil e Argentina. Para o Governo deste último país citado, ele atuou como auditor externo no processo de avaliação das instituições de pesquisa.
Ele tem sido responsável por muitos projetos de pesquisa no âmbito internacional, na União Europeia, Estados Unidos e Brasil, e foi autor e coautor de mais de 200 publicações, especialmente nas áreas relacionadas com a aplicação de Inteligência Computacional para Sistemas de Energia.
Prof. Miranda é um Membro da IEEE.
Ele foi condecorado em 2013 com o prêmio IEEE Power Engineering Society Ramakumar Family Renewable Energy Excellence Award.
Ele é um membro do Programa de Professores Diferenciados da IEEE.