img1-destacada

Sobre o INESC P&D Brasil >

O INESC P&D Brasil

Instituição Científica e Tecnológica

O INESC P&D Brasil é uma Instituição Científica e Tecnológica (ICT) não-governamental, constituída como uma associação privada sem fins lucrativos com o objetivo de, em conjunto com universidades públicas brasileiras e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência de Portugal (INESC TEC), coordenar uma rede de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia no Brasil.
O INESC P&D BRASIL possui um modelo de inovação semelhante ao utilizado na Europa, em especial pelo INESC TEC, mas totalmente aderente a realidade brasileira. Um modelo com base em ciência, contemplando diferentes níveis conceptuais, desde a geração até à valorização do conhecimento, proporcionando a integração de universidades brasileiras em projetos multidisciplinares.

SURGIMENTO DO INESC P&D Brasil
O INESC P&D Brasil nasceu de uma convergência de vontades e interesses impulsionada pela forte presença de brasileiros no INESC TEC, e várias entidades brasileiras, em especial universidades e empresas, colaborantes em projetos de pesquisa e desenvolvimento, em consultorias avançadas e ainda em cooperação empresarial tecnológica entre empresas incubadas pelo INESC Porto e por universidades brasileiras.

No domínio dos Sistemas Elétricos de Potência, consubstanciada em projetos de P&D com concessionárias do setor elétrico, financiados pelo programa da ANEEL, liderados por universidades brasileiras e em que o INESC Porto participou como subcontratado destas, em especial nos Estados do Pará, de São Paulo e do Rio de Janeiro e a larga experiência adquirida com vários agentes brasileiros como o ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico, desenvolveram-se várias atividades relevantes – destacando-se os regulamentos em vigor no Brasil relativos à conexão de geração distribuída e renovável às redes elétricas, concebidos por uma equipe de especialistas da instituição portuguesa.

Além destas atividades no Brasil, o INESC TEC é, há muitos anos, recetor de estudantes de pós-graduação (em regime sanduíche ou para a realização completa de doutorado) e pesquisadores em pós-doutorado, vindos de muitas universidades brasileiras, do Pará ao Rio Grande do Sul, e distribuídos pelas várias áreas do conhecimento cobertas pela instituição.
Complementarmente, nas universidades brasileiras atuam neste momento professores cujo doutoramento foi obtido após anos de trabalho no INESC TEC ou que aqui fizeram estágios de pós-doc prolongados, em particular nas áreas de Energia, Telecomunicações e Optoeletrônica.
Referenciando-se entidades como a Universidade Federal do Pará (UFPA), Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Universidade Federal de Engenharia de Itajubá (UNIFEI) ou a Universidade Estadual de São Paulo Júlio Mesquita Filho (UNESP).

Neste contexto as Universidades brasileiras e o INESC TEC, Laboratório Associado do Estado Português coordenado pela pessoa jurídica INESC Porto, resolveram criar, com sede no Brasil, uma rede de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia designada como Rede INESC BRASIL, a qual seria gerida por uma associação privada, sem fins lucrativos, que se denominou de INESC P&D BRASIL – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Pesquisa & Desenvolvimento do Brasil.

Os parceiros no INESC BRASIL são, assim, fundamentalmente Universidades públicas brasileiras e o INESC TEC, unidos por um convênio regulando os termos e modalidades de cooperação internacional em que se propõem atuar conjuntamente.

O aspecto diferenciado do INESC BRASIL, relativamente aos modelos tradicionais de cooperação em rede, é o modelo de gestão de ciência e tecnologia – inspirado num modelo da União Europeia, que é corrente e oficial em Portugal, tendo por base uma associação privada sem fins lucrativos que assegura a coordenação estratégica e a racionalidade financeira. Esta associação é fundamentalmente constituída pelos membros da Rede INESC BRASIL que se sintam capacitados e vocacionados para a ela aderir.

ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO DO INESC P&D BRASIL

A linha mestra estratégica de desenvolvimento para o INESC P&D Brasil (IB), subordina-se à expansão das suas atuais atividades através das suas Áreas de Negócio (AN). As Áreas de Negócio do IB tem por objetivo a abertura de oportunidades às Áreas de Pesquisa. Identificar necessidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) em setores estruturantes da sociedade brasileira, passa por uma forte interação entre ICTs, como o INESC P&D Brasil e Empresas. Para isso, esta linha mestra sustenta-se em três vertentes estratégicas:

  • Identificação de Nichos de Mercado para Ações de PD&I;
  • Desenvolvimento de Atividades de PD&I Sustentáveis;
  • Estimular o Crescimento da Atividades de PD&I no Setor Industrial Brasileiro.

Esta linha estratégica baseia-se em dividir o mercado brasileiro em três nichos específicos de “potênciais clientes”. Assim, as ANs do IB operam em três nichos de mercado distintos, com o objtivo de maximizar a estrutura do instituto. Estes nichos são representados pelos três principais tipos de entidades brasileiras:

estrategia-de-atuacao

Tipologia de entidades provedoras de recursos para o desenvolvimento de projetos de PD&I.

  • Agências de Fomento: a atuação junto a estas entidades ocorre através da participação em editais fomentando o modelo de P,D&I que o INESC P&D Brasil vem implementando no Brasil e que tem base nos programas quadro da União Européia.

    • Objetivo: impulsionar pesquisa e desenvolvimento tecnológico de qualidade no Brasil.
  • Empresas Tipo I: empresas que são obrigadas por lei a realizar investimentos em P&D, com o objetivo de cumprir o que é determinado nestas leis com o maior ganho possível.

    • cumprir a lei através da efetiva execução de Pesquisa, desenvolvimento e Inovação de forma eficiente com retorno às empresas.
  • Empresas Tipo II: empresas que NÃO são obrigadas por lei a realizar investimentos em P&D, mas que também possuem necessidades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e estão habilitadas a fazer investimentos em parcerias com ICTs.

    • melhorar o desempenho, produtividade, lucro, diferencial competitivo, agregação de valor com foco em desenvolvimento e inovação.