ÁREAS DE NEGÓCIOS >

Energia Elétrica

ÁREAS DE NEGÓCIOS >

Energia Elétrica

Projeto MedFasee

medfasee

O Projeto MedFasee nasceu em 2003, a partir de uma parceria entre um grupo de pesquisadores do Laboratório de Planejamento de Sistemas de Energia Elétrica (LabPlan), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e a fabricante de equipamentos Reason (hoje parte da GE Brasil), contando também com financiamento público. O objetivo principal era de desenvolver a tecnologia de medição sincrofasorial no Brasil, a partir do desenvolvimento de um protótipo de Phasor Measurement Unit (PMU) para baixa tensão, e estudar suas aplicações [1].

Com o passar dos anos, constituiu-se no âmbito do projeto um observatório independente da dinâmica de diversos sistemas de potência, através da instalação de PMUs em universidades e grupos parceiros. No Brasil, são mais de 20 PMUs instaladas pelas regiões geoelétricas do país, cujos dados são transmitidos para concentradores localizados na UFSC e na Universidade de Campinas (Unicamp). Pode-se visualizar um mapa que apresenta os fasores em tempo real clicando-se aqui. Este observatório permite realizar estudos tal como [2], em que se investigou o impacto da pandemia de COVID-19 no controle de frequência e nos modos de oscilação do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Além das PMUs instaladas no Brasil, o MedFasee conta com instalações em outros países da América Latina: no Chile, Argentina e Uruguai (clique aqui para visualizar o mapa). Na Europa, já são três unidades instaladas em Portugal e Espanha (clique aqui), inclusive no INESC TEC, no Porto.

Mais recentemente, iniciou-se no âmbito do Projeto MedFasee e através da Rede INESC Brasil, diversas colaborações com o Operador Nacional do Sistema (ONS) visando aplicações de medição fasorial no SIN. Destaca-se o projeto Multi-Infeed, em que se investiga o uso de medição fasorial para detecção de eventos de falha de comutação em linhas de corrente contínua do SIN, bem como para o monitoramento de possíveis impactos sistêmicos, e o projeto SEP-PMU, em que se investiga o uso de medição fasorial em um projeto piloto para Sistema Especial de Proteção (SEP) relacionado ao bipolo da usina de Belo Monte.

Abaixo uma captura de tela do site do Projeto Medfasee, que você pode acessar em: http://www.medfasee.ufsc.br/brasil/