INESC P&D Brasil >

Destaques

INESC TEC PARTICIPA DO CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROINFORMÁTICA

sbiagro

O INESC TEC e o INESC P&D Brasil estiveram presentes na XI edição do Congresso Brasileiro de AgroInformática (SBIAgro 2017), que teve lugar no Centro de Convenções e Casa do Lago da UNICAMP, no Brasil, entre os dias 2 a 6 de outubro.

Subordinado ao tema “Ciência de Dados na Era da Agricultura Digital”, este Congresso é promovido pela Associação Brasileira de AgroInformática, criada em 1996, com o objetivo de agregar e auxiliar o crescimento dos grupos que trabalham com informática agropecuária, discutindo temas atuais para aplicação de novas tecnologias à agricultura e integração entre mercado e academia.

No âmbito da atividade desenvolvida pelo INESC TEC nos setores agro-ambiental e alimentar, corporizada na iniciativa TEC4AGRO-FOOD, estiveram presentes no Congresso André Sá, do SAPE – Serviço de Apoio às Parcerias Empresariais; Filipe Neves dos Santos, do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), com uma intervenção relacionada com os projetos RoMoVi – Robot Modular e Cooperativo para Vinhas de encosta, Water4Ever – Optimizing water use in agriculture to preserve soil and water resources, e Slopebot – Autonomous precision spraying for high-value crops in rough outdoor terrain; e Alípio Jorge, coordenador do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD), que interveio num painel sobre Big Data e IoT. O LIAAD está atualmente envolvido no projeto SmartFarming – Ferramenta avançada para operacionalização de agricultura de precisão.

Esta edição foi organizada pela Embrapa Informática Agropecuária, pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri/Unicamp), pela Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri/Unicamp) e pelo Instituto de Computação (IC/Unicamp).

O evento contou com mesas redondas, painéis, palestras e apresentações de trabalhos científicos, bem como um fórum de contato com empresas e um concurso para desenvolvimento de aplicativos móveis para agricultura.

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FCUP.