INESC P&D Brasil >

Destaques

TECCON II – Tecnologia para Redes Inteligentes de Energia

teccon2fig1

O TECCON II – Tecnologia para Redes Inteligentes de Energia é um projeto de pesquisa liderado pelo INESC P&D Brasil, e enquadrado no programa de P&D da Transmissora Brasileira de Energia (TBE), que visa aumentar a eficiência, confiabilidade e segurança das linhas de transmissão utilizando sistemas sensores baseados em fibra ótica.

A equipe envolvida no projeto terá a seu cargo o desenvolvimento, a nível de cabeça de série,  de um isolador polimérico com classe de isolamento de 230 kV, instrumentalizado com tecnologia sensora em fibra ótica. Adicionalmente, será desenvolvido um sistema de supervisão baseado em modelos de inteligência computacional para leitura e processamento dos dados.  O sistema constitui uma solução inovadora para a monitorização em tempo real de linhas de transmissão.

Para concretizar esse objetivo, o projeto está dividido em dez módulos como descritos a seguir:

  • M1 – Gestão do projeto, encarregado do acompanhamento da execução técnica e financeira do projeto, assim como da documentação e divulgação dos resultados decorrentes.
  • M2 – Análise de requisitos, ocupa-se do levantamento, análise, e documentação dos requisitos e especificações técnicas do sistema sensor a ser desenvolvido.
  • M3 – Modelagem e desenvolvimento do isolador, modelagem 3D e desenvolvimento de um isolador polimérico, com classe de isolamento de 220 kV, com passagem de fibra ótica, que servirá como interface entre os sensores e a linha.
  • M4 – Sistemas sensores,  desenvolvimento dos sistemas sensores para monitoramento em tempo real da corrente, temperatura e tração da linha.
  • M5 – Sistema de comunicação, encarregue da implementação de um sistema de transmissão de dados via cabo OPGW (OPtical Ground Wire).
  • M6 – Sistema de alimentação, encarregue da implementação de um subsistema baseado em painéis fotovoltaicos, para o fornecimento de energia  ao dispositivo de monitoramento.
  • M7 – Sistema supervisório e modelos computacionais, cujo objetivo é o desenvolvimento de uma ferramenta capaz de processar os dados adquiridos e torna-los em informação útil para a operação da rede.
  • M8 – Integração e ensaios de alta tensão, encarregue de integrar os subsistemas e submete-lo a ensaios laboratoriais para avaliação da suportabilidade elétrica e mecânica.
  • M9 – Testes de campo, apôs testes de laboratório o sistema de monitoramento será validado em uma linha piloto.
  • M10 – Gestão da inovação, encarregue de prospectar um tomador de tecnologia nacional e gerir a propriedade intelectual resultante dos desenvolvimentos.

O projeto conta com a participação de uma equipa multidisciplinar, envolvendo pesquisadores de diversas áreas de pesquisa, entre as quais: fotônica, instrumentação, comunicações, computação, sistemas de potencia, gestão e gestão de inovação. Para além do INESC P&D Brasil, o consórcio integra a Universidade Federal de Campina Grande, a Universidade Federal do Pará, a Universidade Federal de Santa Catarina, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a Universidade Federal de Itajubá, a Universidade Estadual de Campinas e o INESC TEC.

A reunião de arranque do TECCON II realizou-se em Florianópolis, no dia 19 de novembro de 2015.  O TECCON II terá uma duração de três anos e um orçamento em torno dos 3,6 milhões de reais.