A água é o recurso natural mais abundante do planeta, cobrindo cerca de dois terços da sua superfície. No entanto, apenas aproximadamente 2% da água doce do mundo se encontra disponível para consumo.
O Brasil tem a maior reserva de água doce do mundo: com reservas hídricas que representam cerca de 13 % da água doce de todo o planeta. Apesar de rico neste recurso hídrico, o Brasil enfrenta uma crise de abastecimento de água. Atualmente, o Brasil sofre com a falta de água.
Em particular, a região de São Paulo vive a pior seca da sua história, com seus reservatórios em valores abaixo do limite mínimo. As causas para esta situação são diversas, algumas de caráter natural outras a nível de planejamento e eficiência dos sistemas de distribuição. Longos períodos de seca (o último inverno foi o mais seco dos últimos 45 anos), temperaturas elevadas, e perdas no sistema de distribuição da cidade (em torno aos 33%) são as principais circunstâncias que geram esta situação preocupante.
As possíveis soluções a médio e longo prazo são diversas, algumas já tendo sido aplicadas noutras regiões com problemas semelhantes. Estas soluções podem ser de caráter tecnológico ou instrutivo, de entre elas:
- Campanhas de conscientização à população para a utilização sustentável do recurso;
- Proteção de mananciais, evitando sua contaminação através da sensibilização dos produtores agrícolas,
- Monitoramento dos sistemas de distribuição visando à diminuição das perdas em sua extensão;
- Aproveitamento das águas pluviais através de sistemas de captação;
- Aumento da eficiência das estações de tratamento, permitindo a reutilização da água.
Com vista à busca de soluções para esta e outras problemáticas nacionais, o INESC P&D Brasil dispõe de uma equipe multidisciplinar, com competências interdisciplinares em distintas áreas, capaz de projetar soluções inovadoras.
Fontes: Folha de São Paulo, Observador On Time, Portal Planeta Sustentável.