INESC P&D Brasil >

Destaques

Fortes Ventos Derrubam Torres de Transmissão na Véspera da Copa

news4

Às vésperas do início da Copa do Mundo no Brasil, ventos fortes de até 60 km/h provocaram a queda de duas torres de transmissão de energia de Furnas às 04:35 da manhã de sexta-feira (03/06/2014), no município de São Miguel do Iguaçu, a 40 km de Foz do Iguaçu. Tais quedas provocaram o desligamento de dois circuitos da linha de transmissão, reduzindo o envio de energia elétrica da usina de ITAIPU para o território brasileiro. Felizmente, a queda das torres não causou cortes no abastecimento de energia elétrica.

Em 10/11/2009, a queda de três linhas que transmitem energia produzida em ITAIPU causou um apagão que atingiu 18 estados do Brasil e deixou quase 90 milhões de pessoas sem energia elétrica. Apagões como esse podem acarretar graves consequências à população brasileira, causando o cessar de serviços relacionados ao abastecimento de água, transporte, telefonia, segurança e saúde. Além da perda de produção industrial, apagões de longa duração podem gerar violência, caos e até desordem social.

O INESC P&D Brasil desenvolve linhas pesquisa, desenvolvimento e inovação em sistemas de energia elétrica, com o fim de melhor atender aos consumidores, e seguindo um paradigma voltado à sustentabilidade e responsabilidade social. Como exemplo, em projeto institucional multidisciplinar, desenvolvem-se soluções de monitoramento físico-estrutural de linhas de transmissão, de forma a permitir a antecipação de problemas e o apoio ao estabelecimento de ações preventivas na operação do sistema, evitando assim possíveis apagões. O INESC P&D Brasil possui interesse e qualificação técnica para inovar em áreas como planejamento, análise, projeto, monitoramento, operação, controle e proteção de sistemas de energia elétrica.