INESC P&D Brasil >

Destaques

Visita do INESC P&D Brasil ao Centro Comunitário de Produção de Linha Betânia no âmbito do projeto europeu MNEmerge

betania

O projeto europeu MNEmerge explora o papel das empresas multinacionais (EMN) para enfrentar os desafios globais de desenvolvimento comparando os impactos das operações de empresas multinacionais e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas (ODM). No Brasil o projeto aborda a questão da eletrificação rural e conta com a parceria do INESC P&D Brasil para desenvolver as atividades propostas no projeto em solo brasileiro.

A avaliação do impacto da eletrificação rural no desenvolvimento local foi avaliada através de uma visita realizada no município de Sananduva/RS onde está localizada uma comunidade rural chamada de Linha Betânia. Esta comunidade não tinha acesso à eletricidade até 2006, quando foi beneficiada pelo Programa Luz para Todos do Governo Federal.

Com a chegada da energia elétrica, a comunidade recebeu investimentos por meio de Ações Integradas do Programa Luz para Todos visando a geração de renda e melhoria de qualidade de vida da população. Em Linha Betânia foi fundada uma Agroindústria de Doces e Conservas, que reúne diversas famílias para produção de açúcar mascavo, melado, conserva de pepino, entre outros produtos que são vendidos na região. No mesmo local, em 2007 foi fundada uma destilaria que, devido a problemas técnicos, foi desativada. Atualmente, a produção da Agroindústria é crescente e colabora com o aumento da renda familiar, integração e desenvolvimento profissional da mulher no negócio e a volta ao campo por parte dos familiares que deixaram o local para procurar melhores condições de vida na cidade.