Oprojeto DEEP – “Digital Eye Enhanced Prediction for distributed PV generation” tem foco no desenvolvimento de sistemas de previsão da geração solar fotovoltaica distribuída. Esse sistema utiliza os dados pré-existentes dos Smart Meters que medem o fluxo da troca de energia com a rede. Esses dados coletados remotamente a cada 15 minutos, passam por um controle de qualidade e são devidamente tratados e processados, gerando as previsões dentro de uma faixa de confiabilidade escolhida pelo cliente. Por fim, os resultados são integrados às demais previsões na central de despacho de Cabo Verde e são utilizados para otimizar o equilíbrio entre a demanda e a geração de energia dentro da ilha.
Os principais resultados do projeto foram a criação de modelos de tratamento dos dados e de previsão para até 6 horas a frente, utilizando para isso exclusivamente os dados pré-existentes na concessionária de energia local (Electra) os efeitos da intermitência da geração solar distribuída é mitigado, aumentando a eficácia dos serviços fornecidos pela concessionária e reduzindo os custos de geração para o sistema interligado da ilha de Santiago, onde roda o sistema piloto.
O projeto foi desenvolvido pelo INESC P&D Brasil, com participação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade Federal de Santa Catarina, financiado pela União Européia (EU) através da Agence Française de Développement (AFD), por meio do programa de financiamento Digital Energy Challenge 2023 (DEF).