O projeto “GImpSI – Gestão dos Impactos da Salinidade em Isolamentos” teve início em novembro de 2021 e tem como objetivo conceber um sistema que permita acompanhar e gerir os efeitos da salinidade depositada sobre os isolamentos de subestações de alta tensão. Isso permite que, dentre outros benefícios, o sistema desenvolvido aponte os momentos ideais de lavagem de equipamentos, o que reduz o risco de falhas que são provocadas pelo acúmulo de salinidade.
Outros objetivos associados ao projeto são: permitir a gestão eficaz dos efeitos decorrentes da salinidade, garantindo a segurança operacional e integridade dos equipamentos; permitir o acompanhamento da atividade de descargas corona nos equipamentos por inspeção óptica direta diurna, bem como seu comportamento térmico por meio de termografias; apontar correlações entre fatores que impactam no desempenho dos isolamentos, como salinidade, corrente de fuga, descargas corona, comportamento térmico e condições climatológicas (umidade, temperatura, velocidade e direção dos ventos).
A coordenação é realizada pelo INESC P&D Brasil e tem participação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), envolvendo o Instituto Federal de Sergipe (IFS), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A pesquisa é financiada pela Eneva S.A.