Teve início em setembro de 2017 o Projeto Levantamento automatizado e análise de dados inteligente para medição de descargas líquidas e sólidas (codinome AUTOMON), que tem por objetivo automatizar o processo de coleta e análise de amostras para o levantamento das condições hídricas de reservatórios de geração hidrelétrica. Para tanto, pretende-se desenvolver dois barcos operados remotamente e com algumas funções autônomas, os quais deverão realizar a análise da água, sedimentos e vazão. Com isso, será possível aumentar a eficiência dos processos de análise da qualidade da água e da quantificação da vazão nos corpos d’água sob estudo.
Adicionalmente, o levantamento de dados permitido pelo projeto AUTOMON poderá auxiliar no trabalho de agências reguladoras e órgãos ambientais, além de alimentar bases de dados para realização de pesquisas científicas.
O projeto vem sendo desenvolvido pelas Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), INESC TEC, Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe) e HICON Energia Ltda., sob coordenação do INESC P&D Brasil. É financiado pelas empresas Itapebi Geração de Energia S.A., Geração CIII S.A. e Companhia Hidrelétrica Teles Pires S.A., no ambiente regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica do Brasil (ANEEL).