Foi iniciado em abril de 2018 o Projeto Religador com Funções Avançadas de Inteligência Distribuída para Automação de Rede (RADAR). Com 18 meses de duração, a iniciativa tem foco nas redes inteligentes de distribuição de energia elétrica (smartgrids). Possui três objetivos principais: (i) o desenvolvimento de um equipamento com capacidades adequadas para receber funções de proteção e controle no âmbito das redes inteligentes; (ii) a criação de um laboratório de prototipação para avanços em equipamentos em sistemas inteligentes de distribuição e; (iii) a implementação dos algoritmos e softwares inteligentes a serem embarcados nos produtos desenvolvidos.
Os softwares inteligentes e o equipamento fazem parte da linha tecnológica de Novos Elementos de Automação para Sistemas Elétricos e, juntos, deverão atacar problemas hoje presentes nas redes de distribuição, especificamente na redução dos tempos de indisponibilidade (interrupções de fornecimento).
A pesquisa conta com a atuação de pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Santa Cecília (UNISANTA).
O Projeto “Religador com funções avançadas de inteligência distribuída para automação de rede” é financiado pela EDP Brasil no ambiente regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica do Brasil (ANEEL). A execução e gestão da pesquisa são realizadas pela STPTec e pelo INESC P&D Brasil.