INESC P&D Brasil >

Destaques

Sistema de Telecomunicações no Brasil: Os Desafios para Acompanhar o Avanço das Tecnologias

com-dest

O mercado brasileiro das telecomunicações está em franca expansão, por isso há uma crescente necessidade de prover novas tecnologias permitindo acompanhar tal evolução. O Brasil, considerado o gigante da América Latina, é o quarto maior mercado de Telecom do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. Isto significa que o setor deve estar atento às novas tecnologias para garantir que as inovações possam chegar rapidamente ao consumidor final. É importante também que as necessidades possam ser atendidas com qualidade e em uma velocidade que acompanhe o crescimento e o desenvolvimento do setor. Esse crescimento acompanha tanto o aumento de serviços avançados quanto o aumento da capacidade de acessos. Para que isso ocorra, o serviço de conectividade deve ir muito além de apenas prover serviços de voz e mensagens, mas sim do investimento em infraestrutura.

As mais avançadas tecnologias estão sendo utilizadas para conectar pessoas ao redor do mundo. Com isso, instituições de pesquisa, universidades e empresas do segmento, estão cada vez mais desenvolvendo novas tecnologias para atender a demanda nesta área. O atendimento diferenciado, as novas tecnologias e os serviços oferecidos, são cada vez mais determinantes na hora em que um cliente escolhe uma operadora de telecomunicações.

O INESC P&D Brasil possui uma equipe altamente qualificada na área de Telecomunicações e Tecnologia da Informação, com experiência na realização de trabalhos de ciência, tecnologia e inovação, mostrando-se um importante parceiro nesta área de atuação.