INESC P&D Brasil >

Destaques

A Redescoberta do Mar: A corrida atual não é espacial, mas às profundezas do oceano.

shutterstock_98572076

Nem asteroides, nem planetas distantes, a próxima grande fronteira para os exploradores e pesquisadores são os oceanos. Não há um consenso entre a comunidade científica, mas diversos estudos indicam que menos de 5% dos oceanos é conhecido. Após muito tempo de negligencia, o homem vem aos poucos redescobrindo a importância dos oceanos.

Além das atividades tradicionais como a pesca e a navegação, há uma crescente demanda por pesquisa e inovação nas atividades industriais ligadas ao oceano, tais como produção de energia eólica offshore (marítima), aquacultura e biotecnologia, e pelas indústrias de extração de Óleo e Gás, e mineração. Neste ambiente, a nova economia marítima tem como principal desafio o equilíbrio entre lucratividade, custo, segurança e redução do impacto ambiental de suas operações.

Uma ferramenta importante nesta redescoberta do mar têm sido a utilização de robôs submarinos (ROVs – veículos operados Remotamente, e AUVs – Veículos Subaquáticos Autônomos) e de superfície (catamarãs, boias e barcos), capazes de realizar diversas tarefas de exploração do leito marinho, além de inspeção e manutenção de instalações em grandes profundidades.

O INESC P&D Brasil possui uma equipe altamente qualificada na área de Robótica e Sensores, com experiência na realização de trabalhos de ciência, tecnologia e inovação. Neste sentido, o INESC P&D Brasil mostra-se disponível como possível parceiro nesta área de atuação.