INESC P&D Brasil >

Destaques

Águas Profundas: A nova barreira na inspeção de infraestruturas subaquáticas

img_aguas_profundas_7

A inegável vocação brasileira para a extração de petróleo do subsolo marítimo, e a necessidade de explorar recursos cada vez mais afastados da costa tem requisitado o desenvolvimento de produtos e serviços nacionais com alto nível tecnológico, e rígidos padrões de segurança. A indústria de Óleo & Gás offshore vivencia uma mudança no paradigma de exploração dada a evolução nas profundidades de trabalho, que comumente são classificadas como águas ultraprofundas por ultrapassar a marca de 1.500 metros de profundidade.

A extração de hidrocarbonetos em tais profundidades aumenta não somente quantidade de infraestruturas submersas, mas também a sua inacessibilidade. Tais estruturas estão sujeitas a um ambiente agressivo – devido à força das correntes, temperatura da água, salinidade e elevada pressão – e necessitam de inspeções periódicas para prevenção de grandes desastres naturais.

A utilização de Veículos Autônomos Subaquáticos (AUVs) promete auxiliar neste tipo de tarefa por serem ferramentas eficientes no processo de inspeção subaquática. Este tipo de veículo permite a realização de avaliações periódicas em infraestruturas de grandes extensões, com logística reduzida, e com recolha de quantidades de dados maiores do que as possíveis através dos meios tradicionais.

O INESC P&D Brasil possui uma equipe altamente qualificada na área de Robótica e Sensores, com experiência na realização de projetos de veículos subaquáticos. Desta forma, o INESC P&D Brasil mostra-se disponível como possível parceiro nesta área de atuação.