INESC P&D Brasil >

Destaques

CÂNCER DE PELE: Diagnóstico precoce pode salvar sua vida

cancer_pele

No Brasil, terra de sol, o câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente, correspondendo a 25% de todos os cânceres registrados no país. Com a chegada do verão, a exposição à radiação solar é maior, aumentando o risco de desenvolvimento da doença. Apesar de nos proporcionar dias inesquecíveis, o sol é o maior catalisador desta doença.

Quando nos perguntam para nomear órgãos do corpo humano, tipicamente respondemos: coração, estômago, fígado, rins, entre outros. Mas raramente alguém se lembra de que a pele é um órgão. Mas sim, a pele é um órgão, a PELE É O MAIOR ORGÃO DO CORPO HUMANO. A pele é responsável por proteger os órgãos internos contra bactérias, de permitir a troca calor e água com o meio ambiente, assim como de captar e enviar para o cérebro informações sobre dor, tato e sensações térmicas.

O câncer de pele é curável se detectado precocemente. Contudo, situações nas quais há demora no diagnóstico podem acarretar ulcerações na pele e deformidades físicas graves. As fatalidades relacionadas com este tipo de câncer são muitas vezes o resultado de um diagnóstico errado ou de uma subestimação do potencial biológico do tumor primário. O diagnóstico precoce do câncer de pele é essencial, promovendo o tratamento adequado de forma a aumentar a taxa de cura e diminuir a mortalidade.

De entre os vários fatores de risco de contrair a doença estão ter pele clara, olhos claros, pintas, historial de exposição prolongada ao sol e queimaduras solares, historial familiar da doença, entre outros. Se suspeitar ter algum destes fatores, calcule seu risco de desenvolver câncer de pele na calculadora da Sociedade Brasileira de Dermatologia e aprenda quais os sinais e sintomas a que deve estar atento (http://www.sbd.org.br/informacoes/sobre-o-cancer-da-pele/).

Dada a grande incidência do câncer de pele no Brasil, o INESC P&D Brasil acredita que o desenvolvimento de instrumentação confiável para detecção precoce desta doença é de grande importância, levando a equipe a criar uma linha de pesquisa nesta área. O diagnóstico do câncer de pele nos dias que correm é tipicamente realizado através da identificação visual da anomalia, sua remoção cirúrgica e respectiva biópsia para determinar o potencial maligno da lesão. O INESC P&D Brasil acredita que a criação de uma sonda confiável, não evasiva, para diagnostico in-vivo e em tempo real do câncer de pele poderá ajudar na detecção em fase precoce desta doença, auxiliando a mudar o panorama atual relacionado com o câncer de pele no Brasil.