A integração em larga escala de energias renováveis na matriz energética de um país impacta a segurança do abastecimento. O INESC TEC em conjunto com a REN e REE desenvolveram o software RESERVAS, em projeto de P&D durante o período de 2008 a 2010, para avaliar a segurança do abastecimento de energia na Península Ibérica (Portugal e Espanha) até o ano de 2025.
Devido ao sucesso deste projeto, A REN assinou com o INESC TEC um novo Projeto de P&D denominado MORA –Model for Operational Reserve Assessment. A nova proposta tem como objetivo desenvolver uma nova ferramenta com enfase nas relações operacionais entre áreas, visando o mercado Ibérico no sul da Europa. Neste novo desafio, todos os modelos desenvolvidos no Projeto Reservas serão revisitados e atualizados para um contexto Multi-área, onde o objetivo de integração de renováveis em larga escala com o máximo aproveitamento dos recursos existêntes deverá ultrapassar fronteiras e ser avaliado nas interligações elétricas entre os países. Além do desenvolvimento relativo a segurança do fornecimento em um contexto Multi-área, um novo módulo de avaliação do impacto dos veículos elétricos nos índices de confiabilidade também será adicionado à ferramenta.
O INESC TEC contará com a parceria e apoio técnico do INESC P&D Brasil. O INESC P&D Brasil conta com uma equipe qualificada que participou do desenvolvimento do software RESERVAS e que agora apoiará o INESC TEC nesta nova proposta da ferramenta. O projeto será desenvolvido em conjunto pelas três instituições e promete ser um projeto de sucesso que resultará em melhores resultados para o planejamento da expansão dos sistemas de geração e interligações e, consequentemente, um melhor atendimento com qualidade ao consumidor final.