A malária é uma doença infecciosa febril aguda, à qual está exposta quase 50% da população mundial, em mais de 109 países. Por ano, estima-se que existam 300 milhões de novos casos e 1 milhão de mortes, principalmente em crianças menores de 5 anos e gestantes do continente africano.
A maioria dos casos de malária no Brasil se concentra na região Amazônica, área endêmica para a doença. No sul do Brasil, apesar das poucas notificações, se observa uma letalidade mais elevada que na região endêmica, levando à necessidade de prevenção e vigilância.
A malária é causada por um parasita e é transmitida através das picadas de mosquitos infectados. No corpo humano, os parasitas multiplicam-se no fígado, e em seguida, infectam as células vermelhas do sangue. Os sintomas da malária incluem febre, dor de cabeça e vômitos, geralmente aparecendo entre 10 e 15 dias após a picada do mosquito.
A malária é evitável e tratável, e segundo demonstra a história mundial pode ser erradicada. Há menos de um século atrás a malária prevalecia em todo o mundo, incluindo Europa e América do Norte, tendo sido erradicada na Europa em meados dos anos 30 e nos Estados Unidos da América nos anos 50. As principais intervenções para controlar a malária incluem: tratamento rápido e eficaz com distintas terapias, uso de redes inseticidas para pessoas em situação de risco, e pulverização residual de interiores com inseticidas para controlar os mosquitos.
O parasita da malária começou a desenvolver resistência aos inseticidas e medicamentos disponíveis atualmente, e estas cepas resistentes irão se proliferar. Por outro lado, a maior parte dos indivíduos portadores da doença presentam um quadro assintomático, constituindo uma fonte contínua de transmissão.
No entanto, as ferramentas e tratamentos atuais são insuficientes para conseguir a eliminação da malária em muitos países, e o desenvolvimento de novas ferramentas de diagnóstico e prevenção torna-se imperativo.
Com vista à busca de soluções para esta problemática mundial, o INESC P&D Brasil dispõe de uma equipe multidisciplinar, com competências complementares em distintas áreas, capaz de projetar soluções inovadoras.