INESC P&D Brasil >

Destaques

Previsão de congestionamento das comunicações durante a Copa do Mundo

news2

Durante a Copa do Mundo, a comunicação por voz e dados dos celulares poderá enfrentar problemas de lentidão. Com o aparecimento de tablets e smartphones 3G e 4G entre os brasileiros, é esperada uma verdadeira explosão no tráfego de dados em todo o país. De acordo com as operadoras de telecomunicações é esperado para o ano de 2014 um consumo da ordem de dezenas de gigabytes (GB). Uma boa fatia deste número pode-se atribuir a copa do mundo que ocorre neste mês de Junho/Julho de 2014. De acordo com alguns especialistas, se o Brasil tivesse optado por melhorar a rede 3G, já usada amplamente no país, em vez de investir na implantação da 4G, o país teria uma rede mais robusta de 3G que ficaria como legado, beneficiando a população como um todo. Por outro lado, há que se investir no avanço tecnológico para que se possa caminhar rumo ao topo da tecnologia.

Além disso, a rede 4G não deverá solucionar a lentidão que será sentida pelos usuários, porque esta é uma rede que atenderá apenas 1% da população. Ou seja, poucos brasileiros irão se beneficiar desta nova rede. Por outro lado, a nova rede também não será útil para os estrangeiros, porque o 4G brasileiro funciona em frequência diferente da de outros países. Assim, o turista que tem um aparelho 4G provavelmente irá usar a rede 3G durante a sua estadia no Brasil. Espera-se para o ano de 2016 o leilão das frequências compatíveis na faixa de 700 MHz, onde será adotado o 4G compatível.

O INESC P&D Brasil possui uma equipe altamente qualificada na área de Telecomunicações e Tecnologia da Informação, com experiência na realização de trabalhos de ciência, tecnologia e inovação. Neste sentido, o INESC P&D Brasil mostra-se disponível como possível parceiro nesta área de atuação.