No dia 22 de outubro de 2020 aconteceu o Workshop do Projeto Fasten (Flexible and Autonomous Manufacturing Systems for Custom-Designed Products), organizado pelo INESC P&D Brasil. O evento, que teve duração de três horas, foi transmitido ao vivo pelo YouTube, fazendo parte do Encontro Goiano de Estudos em Engenharia de Produção (EGOEEP).
O FASTEN é um projeto que tem entidades participantes no Brasil e na Europa, tendo sido o EGOEPP o último evento do projeto que reuniu todo o consórcio, os dois lados do Atlântico. O EGOEEP, evento aberto, teve objetivo duplo: apresentar os resultados da pesquisa e, ao mesmo tempo, promover a difusão do conteúdo ao público em geral.
O Projeto FASTEN está concentrado no desenvolvimento de uma estrutura aberta e padronizada para produzir e fornecer produtos projetados sob medida, capaz de funcionar de forma autônoma e de fornecer produtos oriundos de manufatura aditiva, com baixo custo, no contexto da indústria 4.0. As apresentações no evento foram organizadas em torno dos casos de aplicação envolvendo as indústrias participantes do projeto e temas como: manufatura aditiva, robótica, integração de processos, inovação e plataformas industriais abertas.
Participaram do evento todos os pesquisadores integrantes do projeto, que envolve 6 empresas e 8 instituições de ciência e tecnologia brasileiras e europeias. O workshop foi facilitado pelo Prof. Dr. Enzo Frazzon, e realizaram-se apresentações das fases do projeto, ministradas pelos participantes da pesquisa. Houve ainda uma etapa no evento em que a plateia teve a oportunidade de realizar perguntas ao vivo aos palestrantes.
O projeto Fasten envolve o INESC P&D Brasil, o INESC TEC, a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), a Thyssenkrupp Brasil, a Embraer Brasil, a Bradel Distribuição Ltda, a TXT e-solutions, o Politecnico di Milano (PoliMi), a PACE Aerospace Engineering and Information Technology GmbH, o Consorzio Intellimech (iMech) e a Embraer Portugal. Os recursos são oriundos do IV Edital Europa Brasil (Comissão Europeia e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil) com recursos geridos no Brasil pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Maiores informações sobre o projeto Fasten podem ser encontradas em http://www.fastenmanufacturing.eu