ÁREAS DE PESQUISA >

Energia e Produção

ÁREAS DE PESQUISA >

Energia e Produção

Projeto Universal de Diego Issicaba

Avaliação de Confiabilidade de Sistemas de Energia Elétrica para Plataformas Petrolíferas

img_projeto_universal_diego_issicaba_2015

As plataformas petrolíferas compreendem sistemas e equipamentos de produção, transferência e armazenamento de petróleo. Podem ser divididas em plataformas ‘onshore’ e ‘offshore’ quando localizadas em terra e mar, respectivamente. No Brasil, a maior parte da produção e das reservas de óleo e gás estão localizadas no mar, muitas vezes afastadas da costa, em plataformas, e em grandes profundidades. Nessas plataformas, evidencia-se uma elevada preocupação com a segurança e confiabilidade dos sistemas elétricos. De fato, sistemas de geração e distribuição de energia em plataformas de produção de petróleo são considerados como críticos e fulcrais, por serem essenciais à operação da plataforma. Por conseguinte, elevados níveis de redundância e confiabilidade são requeridos, sendo que falhas nesses sistemas podem acarretatar consequências catrastóficas para a plataforma e o meio externo.

Os elevados requerimentos de segurança e confiabilidade nos processos em plataformas sugerem a necessidade de avaliações integradas de adequação e segurança do fornecimento, tópico não explorado no estado da arte nesse ramo de aplicação. Dessa forma, este projeto apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de avaliação de confiabilidade de sistemas elétricos em plataformas petrolíferas, integrando aspectos de adequação e segurança do fornecimento.

Para tanto, propõe-se o desenvolvimento de um modelo de simulação discreta contínua combinada para emular sequências de estados operativos cronologicamente conectados  com o fim de estimar indicadores de confiabilidade. Primeiramente,procede-se com o levantamento e caracterização de modos de falha em plataformas petrolíferas, caracterizando também as consequências dessas falhas. Posteriormente, desenvolvem-se mecanismos de amostragem cronológica de estados de operação frente aos modelos de modos de falha de cada componente, juntamente com modelos de avaliação de estados incluindo análises de fluxo de potência trifásico, curto-circuito e transitórios.

Todos esses modelos são integrados em um modelo maior de simulação desenvolvido para a estimação de indicadores de confiabilidade, o qual será aplicado a uma planta de plataforma petrolífera brasileira.

Entidades Envolvidas

logo_projeto_cnpq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Brasil
 logo_projeto_inescbrasil INESC P&D Brasil Brasil