ÁREAS DE PESQUISA >

Energia e Produção

ÁREAS DE PESQUISA >

Energia e Produção

Redes elétricas inteligentes

Redes elétricas inteligentes com integração de geração distribuída e Energias Renováveis: Arquitetura e Projeto Piloto

REDES-ELeTRICA

As redes elétricas inteligentes compõem um tema com elevado potencial de desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação. O projeto “Redes Elétricas Inteligentes com Integração de Geração Distribuída e Energias Renováveis: Arquitetura e Projeto Piloto” se fundamenta em uma visão inovadora de rede de distribuição inteligente, na qual agentes computacionais embebidos em equipamentos (hardwares) são responsáveis por uma parcela das decisões de operação realizadas sob específicas zonas de rede, buscando como grande fim a integração de geração distribuída proveniente de energias renováveis e a melhoria no fornecimento de energia elétrica aos consumidores finais.

Neste contexto, este projeto possui 3 grandes metas:
REDES-ELeTRICAS1. Concepção teórica e desenvolvimento de uma arquitetura de automação e controle para redes elétricas de distribuição inteligentes (média tensão) baseada no paradigma dos sistemas multi-agentes (agentes inteligentes) e categorização em conjuntos consumidores. Tal arquitetura seguirá os formalismos e potencialidades de descentralização e autonomia do paradigma de sistemas multi-agentes (agentes inteligentes), mas sob uma forte perspectiva de construir soluções pragmáticas, seguras, flexíveis e extensíveis, com ciclo de vida controlado, e elevada integração tanto com funções de centro de controle quanto com os equipamentos padrão existentes atualmente na rede, proporcionando uma transição suave da rede atual para uma rede inteligente. Os objetivos principais da arquitetura estarão relacionados com a integração de geração distribuída considerando a presença de energias renováveis assim como a melhoria no fornecimento de energia elétrica aos consumidores finais.

REDES-ELeTRICAS22. Concepção teórica e desenvolvimento de uma ferramenta de análise e avaliação de performance de redes de distribuição com foco no planejamento e operação de redes inteligentes, integração de aspectos de adequação e segurança do fornecimento, categorização de conjuntos de consumidores, integração de geração distribuída e energias renováveis (por exemplo: solar, hídrica e eólica), modelagem do comportamento estocástico de longo prazo de componentes de rede (por exemplo: ciclos falha e reparo, disponibilidade de recursos), modelagem do comportamento dinâmico de geradores distribuídos, e representação de diferentes tipos de falhas na rede.

3. Concepção teórica e desenvolvimento de um projeto demostrativo onde um agente criado em ambiente laboratorial será implantado em uma rede de distribuição do setor elétrico nacional, de acordo com testes e validações previamente obtidos em ambiente de simulação computacional, estabelecendo assim um importante passo de ciência, tecnologia e inovação na operação e controle de redes de distribuição inteligentes dentro do setor elétrico brasileiro.

Entidades Envolvidas

PowerSysLab Engenharia e Sistemas Ltda Brasil
INESC P&D Brasil Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Brasil