ÁREAS DE PESQUISA >

Ambiente e Saúde

ÁREAS DE PESQUISA >

Ambiente e Saúde

Projeto BJT Ana Pinto

Desenvolvimento de Sensores e Sistemas de Interrogação de pressão e/ou Deslocamento em Fibras Microestruturadas e sua Integração em Sistemas de Bioimpedância Elétrica

page5

A ocorrência de centenas de milhares de novos casos de câncer da pele todos os anos no Brasil leva á necessidade de desenvolver instrumentação fiável e objetiva para diminuir os tratamentos dispendiosos e mortalidade relacionada. A espectroscopia de bioimpedância elétrica é uma técnica não evasiva, fiável e bastante usada no diagnóstico desta doença, mas padece de erros devido à pressão aplicada pelo operador da sonda durante o exame.
O objetivo deste projeto é o desenvolvimento e integração de um sensor de pressão na sonda de bioimpedância capaz de medir com exatidão estes erros e compensá-los em tempo real, de forma a estes não alterarem de forma negativa o resultado final do exame, tornando a detecção do câncer não evasiva mais fiável. Para cumprir este objetivo vão-se fabricar novos sensores de pressão usando fibras microestruturadas, assim como o sistema de processamento de sinal necessário, integrando sensor e sonda de bioimpedância elétrica, de forma a obter um sistema que permita uma leitura exata e independente da pressão.

No final deste projeto se prevê ter como produtos:

• Sensores de pressão e/ou deslocamento baseados em fibras microestruturadas;
• Sistemas de interrogação adequados aos sensores desenvolvidos;
• Sonda de bioimpedância adaptada, de forma a incluir no seu hardware o sensor de pressão em fibra;
• Sistema de processamento de sinal que integre em tempo real os resultados da sonda e do sistema de medição de pressão;
• Interface para usuário que permita a leitura integrada direta e em tempo real;

O desempenho de este projeto será considerado adequado quando se obtiver o sistema integrado de interrogação e correção de pressão com a sonda de bioimpedância.

Coordenador do Projeto: Aleksander Sade Paterno

Entidades Envolvidas

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Brasil
Universidade do Estado de Santa Catarina Brasil
INESC P&D Brasil Brasil