ÁREAS DE NEGÓCIOS >

Energia Elétrica

ÁREAS DE NEGÓCIOS >

Energia Elétrica

SPARHTACUS

sparhtacus

Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob coordenação do INESC P&D Brasil e da Plan4 Engenharia, o projeto SPARHTACUS consiste em um modelo computacional de alto desempenho e grande porte de programação estocástica linear inteira-mista multiestágio, em que decisões eletro-energéticas serão tomadas ao se tratar todas as etapas de planejamento do ONS, incluindo a programação diária, de maneira integrada.

O projeto SPARHTACUS, cujo nome é a abreviatura de Stochastic Programming Algorithm foR HydroThermal Allocation via CUts and Sampling, apresenta abordagem inovadora, consistente e factível do ponto de vista matemático, com a utilização de preceitos e algoritmos de programação dinâmica e estocástica na modelagem do problema multitemporal do planejamento de sistemas hidrotérmicos.

 A pesquisa conta com o financiamento da empresa Norte Energia (responsável pela construção de operação da usina de Belo Monte), dentro do ambiente de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica do Brasil (ANEEL). Gerido pelo INESC P&D Brasil, iniciou-se em dezembro de 2018 e sua previsão de duração é de 23 meses.