INESC P&D Brasil >

Destaques

Big Data: O Novo Desejo das Empresas Brasileiras

img_big_data_2

Big Data é um termo utilizado para descrever o grande volume de dados armazenado por empresas dos mais diversos ramos de atuação. Este termo vem ganhando relevância nos dias de hoje devido ao aumento sem precendentes da quantidade de dados gerados, e a necessidade de analisar todo este volume de dados, de modo a gerar informações que tragam vantagens estratégicas para as empresas e seus negócios.

As empresas do ramo de finanças e telecomunicações são as que mais estão buscando soluções de Big Data. O comércio também é um ramo que aposta no Big Data. Além disso, o governo brasileiro também está muito interessado e precisa do Big Data para tentar atender melhor o cidadão.

Embora haja um grande desejo e necessidade pelo Big Data, as dificuldades em armazenar, analisar e utilizar todo este volume de dados têm-se tornado um considerável gargalo para as empresas. Por outro lado, instituições de pesquisa, universidades e empresas do segmento de análise de dados, estão cada vez mais desenvolvendo novas tecnologias para atender a demanda nesta área.

O INESC P&D Brasil possui uma equipe altamente qualificada na área de Telecomunicações e Tecnologia da Informação, com experiência na realização de trabalhos de ciência, tecnologia e inovação na área de Big Data, mostrando-se um importante parceiro nesta área de atuação.