INESC P&D Brasil >

Destaques

INESC P&D Brasil assina protocolo de cooperação com Laboratório de I&D de Macau

img_protocolo_ib_macau

O INESC P&D Brasil assinou, no dia 16 de janeiro, um protocolo de cooperação com o Laboratório de Referência do Estado Chinês de Sinais Analógicos e Mistos em Circuitos Integrados em Muito Larga Escala, ou AMS VLSI Lab – State Key Laboratory of Analog and Mixed-Signal VLSI, situado em Macau, China.

A promoção de intercâmbio de estudantes de pós-graduação e investigadores e a estimulação da cooperação internacional em projetos de investigação, nas áreas de ciência e tecnologia, entre o Brasil e Macau (China) são os principais objetivos do protocolo.

Este laboratório, instalado na Universidade Macau, é reconhecido pelo Governo da República Popular da China e o seu principal objetivo é construir uma plataforma de excelência em I&D para que estudantes e investigadores possam trabalhar nas áreas mais avançadas do conhecimento, nomeadamente em projetos de circuitos integrados para sinais analógicos e mistos e do tipo SoC (System-on-Chip).

Este acordo permitirá que os investigadores das duas entidades passem períodos de estadia prolongados nos respetivos laboratórios e universidades brasileiras envolvidas na rede INESC Brasil, especialmente no caso de bolseiros de Doutoramento.

O protocolo foi assinado pelo Diretor Presidente do INESC P&D Brasil, Vladimiro Miranda, e por Rui Martins, Diretor do AMS VLSI Lab e Vice-Reitor da Universidade de Macau. Este protocolo tem a duração prevista de quatro anos e será renovado, automaticamente, por períodos iguais.

Em número de cerca de 40, os State Key Labs recebem forte investimento do Governo Central chinês mas são sujeitos a avaliações periódicas exigentes, sendo reconhecidos como os laboratórios de I&D de excelência da China.