INESC P&D Brasil >

Destaques

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE ADERE À REDE INESC BRASIL

news5-0A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é a mais recente universidade a aderir à rede INESC Brasil, rede de cooperação a ser gerida pelo INESC P&D Brasil. A UFCG desenvolve trabalho na área científica da engenharia eletrônica e de computação e é uma das mais importantes instituições federais de ensino superior das regiões Norte e Nordeste do Brasil, reconhecida pelo padrão de qualidade expresso em termos de ensino, pesquisa, extensão e produção acadêmico-científica.

Trata-se por isso de um “aliado de alta qualidade”, nas palavras de Vladimiro Miranda, diretor do INESC Porto. A adesão foi concretizada pela assinatura de um Convênio tripartido, entre a UFCG, o INESC TEC e o INESC P&D Brasil. Este constitui também mais um passo importante na cooperação entre o INESC TEC e o INESC Brasil e no fortalecimento do próprio INESC TEC.
A boa notícia logo se anunciou: a aprovação de um primeiro projeto de pesquisa no Brasil, para uma empresa do setor elétrico, reunindo um consórcio com a UFCG, o INESC P&D Brasil e a Universidade Federal do Pará (UFPA), sendo esta última outro membro da Rede INESC Brasil.

INESC P&D Brasil consolida alianças

Além da oficialização progressiva da adesão de universidades ao INESC P&D Brasil, outras alianças têm vindo a ser consumadas e dão corpo ao projeto de implantação no Brasil de uma estrutura de cooperação em pesquisa e desenvolvimento robusta e à imagem de outras estruturas na Europa. Assim, em setembro, a instituição, com sede em Santos (São Paulo), assinou mais dois acordos de cooperação prevendo a promoção de atividades com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), polo científico e tecnológico no oeste do Paraná, e com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), organização de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados com sede em Florianópolis.