ÁREAS DE PESQUISA >

Robótica e Sensores

ÁREAS DE PESQUISA >

Robótica e Sensores

Projeto Universal de Carlos Gouveia

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE LEITURA PARA SENSORES ÓPTICOS APLICADOS AO SETOR ELÉTRICOimg_projeto_universal_carlos_gouveia

O paradigma de redes elétricas inteligentes, é crucial para suprir a demanda de energia elétrica da sociedade atual de forma eficiente e confiável. Neste sentido, é essencial possuir sistemas de monitoramento de estruturas e componentes da rede elétrica, que permitam conhecer o seu estado em tempo real, de modo a garantir a máxima eficiência e segurança na sua operação. Neste sentido, o desenvolvimento de sistemas sensores que atendam estas demandas é essencial. Em particular, os sensores em fibra óptica tem características muito favoráveis para operação em alta tensão, nomeadamente o seu isolamento intrínseco, imunidade a interferências eletromagnéticas e peso e tamanho reduzidos. Parte importante de um sistema sensor óptico, é o sistema opto-eletrônico de leitura e processamento de sinal. A resolução e  exatidão da medida dependem das caraterísticas e desempenho deste dispositivo. Assim, este projeto propõe o desenvolvimento de um sistema de interferométrico diferencial para leitura de sensores, visando a sua utilização no monitoramento e controle de redes elétricas.

Os pesquisadores envolvidos no projeto são profissionais destacados nas áreas de sensores ópticos e sistemas de energia, com ampla experiência na realização de trabalhos de ciência, tecnologia e inovação.

Os objetivos específicos do projeto são:

  • Modelagem, desenvolvimento e caracterização do interferômetro de leitura;
  • Desenvolvimento da eletrônica de acondicionamento e processamento de sinal para à aquisição dos dados;
  • Acondicionamento e encapsulamento do sistema de leitura;
  • Testes com sensores de temperatura, deformação e outros parâmetros de interesse para o setor;
  • Fortalecimento das competências em tecnologia de fibras óticas para aplicação em redes de energia através da inclusão no projeto de parceiros nacionais com competências complementares.

Este projeto é financiado pelo CNPQ através da Chamada Universal (MCTI/CNPq Nº 14/2014) que promove propostas que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do Brasil.

Entidades Envolvidas

logo_projeto_cnpq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Brasil
  img_unicamp Universidade Estadual de Campinas Brasil
 img_ieav Instituto de Estudos Avançados Brasil
 logo_projeto_ufcg Universidade Federal de Campina Grande Brasil
 logo_projeto_inescbrasil INESC P&D Brasil Brasil