INESC P&D Brasil >

Destaques

Mecanismos tarifários e de compensações para consumidores dispersos e com carga sazonal

Projeto Mecanismos Tarifários

O principal objetivo do projeto “Mecanismos tarifários e de compensações para consumidores dispersos e com carga sazonal” (Código ANEEL: PD-00396-3077/2021) é desenvolver um tratamento tarifário adequado aos consumidores com perfil de carga sazonal, especificamente os usuários irrigantes atendidos em média tensão presentes na área de concessão da RGE Sul (empresa do grupo CPFL Energia). De forma complementar, também estão previstas as definições de mecanismos de endereçamento das compensações sem comprometer a modicidade tarifária ou o aumento dos subsídios cruzados, em especial nos mercados com consumo sazonal ou de alta dispersão.
O projeto é executado no ambiente de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL, tendo como proponente a RGE SUL e como executores a SiglaSul Consultores em Regulação e o INESC P&D Brasil. A SiglaSul está encarregada de todo o tratamento dos aspectos regulatórios e de definições de mecanismos tarifários, enquanto o INESC P&D Brasil está encarregado de desenvolver a ferramenta computacional para simular as alternativas tarifas e de compensações definidas pelos especialistas em regulação.
Também participam do projeto a Innovare Pesquisa e a Mega Tecnologia: a primeira desenvolveu as pesquisas de campo com os consumidores; a segunda ofereceu apoio no processamento dos dados.