ÁREAS DE PESQUISA >

Energia e Produção

ÁREAS DE PESQUISA >

Energia e Produção

Projeto F-Loco

F-loco

O Projeto “F-LOCO – Fault Location Optimization” tem como objetivo principal desenvolver um sistema para localização de faltas transitórias ou permanentes em sistemas aéreos de distribuição de energia elétrica. O sistema poderá ser instalado sem necessidade de interrupção das redes elétricas nas tensões de operação de 15 kV e 34 kV. Integrará, ainda, as tecnologias de IoT mais atuais. O kick-off técnico aconteceu em 17 de dezembro de 2018.

Atuam no desenvolvimento da pesquisa, em interface com o INESC P&D Brasil, pesquisadores de universidades públicas brasileiras: Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O projeto é financiado pela Energisa S.A., dentro do ambiente de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica do Brasil (ANEEL). A execução é realizada pelo INESC P&D Brasil, conjuntamente com a empresa parceira de base tecnológica Hart BR, a qual é especializada no desenvolvimento de soluções para os segmentos de energia, telecomunicações e indústria.