ÁREAS DE PESQUISA >

Computação e Comunicação

ÁREAS DE PESQUISA >

Computação e Comunicação

Uma Plataforma para Recomendação

Uma Plataforma para Recomendação Automática de Pontos de Interesse em Cidades Brasileiras: Arquitetura e Projeto Piloto.

page7

O setor de turismo no Brasil cresceu a uma taxa de 13,1% no ano de 2012. Eventos como a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 impulsionarão ainda mais o crescimento do setor nos próximos anos. Apesar do crescimento do setor de turismo, este ainda apresenta vários problemas, entre os quais, vale ressaltar a falta de informações para turistas brasileiros e, principalmente, a falta de informações turísticas em Inglês para turistas estrangeiros.

Uma possível solução para a falta de informações turísticas no que se refere a pontos de interesse (serviços e locais turísticos) consiste na concepção e desenvolvimento de uma plataforma para um sistema de recomendação sensível ao contexto capaz de recomendar pontos de interesse para os seus usuários. O projeto “Uma Plataforma para Recomendação Automática de Pontos de Interesse em Cidades Brasileiras: Arquitetura e Projeto Piloto” se fundamenta em uma visão inovadora de uma plataforma sensível ao contexto para recomendação de pontos de interesse, a qual será provida de mecanismos para coleta automática de dados da web, extração automática de pontos de interesse e informação contextual, e aprendizado de modelos de recomendação sensíveis ao contexto.

O projeto está sendo executado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP), campus de São Carlos; e tem como instituição parceira o INESC P&D Brasil.

Entidades Envolvidas

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP) Brasil
INESC P&D Brasil Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Brasil