ÁREAS DE PESQUISA >

Robótica e Sensores

ÁREAS DE PESQUISA >

Robótica e Sensores

Projeto BJT Marcelo Petry

Laboratório de Robótica de Inspeção: Concepção e Projeto Piloto

robot

A crescente aglomeração da população em cidades gerou a necessidade da construção de um vasto conjunto de infraestruturas e serviços urbanos. Atualmente, a segurança e a qualidade de vida estão diretamente ligadas ao regular funcionamento de estruturas como centrais de energia, barragens, rede eléctrica, refinarias, minas, plataformas petrolíferas, entre outras.

Sendo o procedimento de inspeção o principal mecanismo utilizado para avaliar a segurança do equipamento urbano, é fundamental que sejam desenvolvidas metodologias e técnicas de inspeção que sejam confiáveis e eficientes.

O projeto intitulado “Laboratório de Robótica de Inspeção: Concepção e Projeto Piloto” apresenta uma solução ao procedimento de inspeção de infraestruturas através da criação de ferramentas de inspeção baseadas em robótica. Neste contexto, o projeto se assenta em dois objetivos gerais:

1. Concepção de um laboratório de robótica de inspeção de forma a assegurar a excelência nas áreas de intervenção da robótica de inspeção através do desenvolvimento de conhecimento científico e tecnológico, fomento à transferência de tecnologia, inovação, criação de oportunidades de formação.

2. Desenvolvimento do projeto piloto de um sistema de inspeção de estruturas caracterizado pela utilização de múltiplos robôs operando de forma distribuída. Os robôs serão capazes de escalar superfícies verticais de diversos tipos de estruturas e auxiliar as equipas gestoras de sistemas críticos na avaliação de infraestruturas.

As atividades do projeto foram distribuídas em 10 módulos, e geram os produtos sumarizados abaixo:
• Organização de workshops sobre robótica de inspeção;
• Concepção do laboratório de robótica de inspeção;
• Conceptualização arquitetural da plataforma robótica e modelagem em ambiente simulado;
• Software para análise visual de falhas em estruturas metálicas e de concreto;
• Implementação do laboratório de robótica de inspeção;
• Construção de protótipo de robô escalador;
• Desenvolvimento da versão alpha do sistema robótico de inspeção
• Relatório final e workshop demonstrativo;

Entidades Envolvidas

UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora Brasil
INESC P&D Brasil Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Brasil